Translate

terça-feira, 10 de agosto de 2010

As portas

O centro histórico do Rio vem passando por uma grande revitalização desde a década de 90. A memória de quem viveu esta época está viva nas antigas construções e obras de arte de artistas do Brasil colonial e imperial. Andando pelo centro do Rio, praticamente inabitado num domingo de manhã, é possível admirar a arquitetura única da cidade. E a cidade continua maravilhosa nos seus pequenos e grandes detalhes!
Porta do Real Gabinete Português de Leitura. Por volta de 1800 um grupo de emigrantes portugueses do Rio de Janeiro resolveu criar uma biblioteca para dar oportunidade de literaturas diversas aos portugueses na capital do império. Os fundadores se inspiraram nos ares franceses das "boutiques à lire". Transformado em biblioteca pública, qualquer um tem acesso aos livros, exceto os raríssimos que ficam em exposição. Fica na rua Luís de Camões, em frente ao Largo de São Francisco. O Largo em si está meio abandonado. Tomara que um dos "milhares" de projetos de revitalização que existem para aquela área se concretize um dia!
Aí está um retrato da colonização alemã no Brasil. Uma janela comum vista na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. A cidade é mesmo uma pintura e parece que você está ali fazendo parte de um quadro que nunca se acaba...
Porta toda colorida de uma casinha típica de cidade histórica de Minas. A vida simples do povo do interior, o cheiro de bolo saindo pela janela, do pão de queijo, do café... Ai que delícia!
Uma das portas do Beco dos Barbeiros no Rio. O beco foi aberto em 1755 e era o local preferido de moradia dos barbeiros coloniais, que naquele tempo também exerciam as funções de dentistas e sangradouros. Imagina a coragem de ir ali para arrancar um dente ou coisa que o valha, em plena rua, com todo mundo passando e olhando...
A porta de uma das igrejas de Ouro Preto em Minas fica no alto da montanha. A cidade tem um monte delas no vale onde ficava a antiga Vila Rica. Lá se foram os áureos tempos da corrida do ouro!
Quem passa pela av. Rio Branco não faz a manor ideia de como este prédio é deslumbrante! Começando pela porta, toda entalhada em madeira maciça. Ali funcionou o primeiro Supremo Tribunal Federal do país. Tem várias salas de exposições, teatro, biblioteca, lojinha e uma cafeteria. Dizem que tem um cheese cake de amora que é um sonho!!!
Janela de vitral da catedral de Petrópolis. Estão guardados ali dentro os túmulos de alguns membros da família imperial do Brasil.
A entrada principal da basílica do Santuário de Matosinhos guarda resquícios do colonial e do barroco mineiro em Congonhas. Ali ficam expostas as obras de arte de Aleijadinho.
Na avenida Rio Branco, em frente ao Teatro Municipal fica o Museu Nacional de Belas Artes. Esta é uma das portas de grade toda trabalhada. O museu teve origem com as obras de artes trazidas de Portugal por D. João VI. Funciona de terça a sexta, das 10 às 18 horas.
Portal da Igreja da Ordem Terceira do Carmo. Difícil é parar em frente a igreja em pleno horário do "rush" e conseguir tirar uma foto sem que ninguém te atropele... Junto a Praça XV no centro do Rio, a fachada é única entre as igrejas coloniais da cidade por ser totalmente revestida de pedra. O detalhe do portal principal, trazido de Lisboa, mostra São Francisco, a Virgem e o menino.


Sempre que ando por aí, gosto de observar a arquitetura dos lugares. Lugares com um passado, com muitas histórias e aventuras pra contar. Me fascina saber que há muito, muito tempo atrás, ali travaram-se ideias revolucionárias, amores, trapaças, e criações artísticas típicas de uma época que já se foi. As portas e as janelas mostram um pouco de como flui a vida por ali. Muitas vezes mostram caminhos por onde passam ou passaram pessoas ilustres ou anônimas. Quem se importa? Estamos todos aqui de passagem. Passando pelos cantos de cidades históricas de Minas ou pelo Rio antigo, impossível é ficar imune à essas histórias que elas têm a nos contar. Tenho que concordar com Içami Tiba: A vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas. Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens. Voilà!!!

4 comentários:

  1. Que fotos, Bia!

    Fico muito triste quando vejo nossa história se degradando sem o devido cuidado e conservação que deveria ter.
    Concordo com a frase que vc cita Içami Tiba:
    "A vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas. Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens".

    Que beleza de post. Parabéns!

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia!
    Passei por aqui para te conhecer! teu blog é incrível!
    Vou dar uma olhada com calma!
    Bjos e seja bem vinda ao Ateliê da Caiê.
    Flávia

    ResponderExcluir
  3. OI ADOREI PASSAR POR AQUI E LER ESSE POST, BEM INTERESSANTE SABER UM POUCO MAIS DA NOSSA HISTÓRIA!
    BEIJO

    ResponderExcluir
  4. Oi Nilce,
    Obrigada pela visita! Realmente, a questão do Largo do São Francisco merece um cuidado maior. Mas ainda bem que tem muita coisa ainda preservada por aí... ufa!

    Ei Flavia, é um prazer! Também adorei conhecer o "Atelier" com tamanha criatividade, parabéns!!!

    Oi Eliana,
    É bem legal conhecer as tantas histórias que essas construções tem a nos contar! É uma verdadeira viagem... Volte sempre!

    ResponderExcluir