Translate

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Mosaicos da vida

Ah, caminhando, correndo ou pedalando, que brisa do mar supera a de Ipanema? Difícil. No final do dia, seja nublado ou ensolarado, igual não há...
A calçada da Cinelândia, em frente ao Teatro Municipal, instiga o nosso imaginário para tamanha perfeição. Nesta época já tinha sido introduzida a cor avermelhada nos mosaicos, até então era só preto no branco.
O piso parquet da Assembléia Legislativa do Rio, na Praça XV, é igualmente belo! E pensar que ali ficou preso Tiradentes durante três anos, antes de ser executado...
Tirei esta foto em Petrópolis no verão do ano passado. Calçada em mosaico separando o Colégio PedroII e o Correio no centro histórico.
O belíssimo e inesquecível calçadão de Copa, já revitalizado, continua a inspirar corações e sentimentos apaixonados. Foto copacabanapavement.jpg-wikipedia
Calceteiro consertando o calçadão de Copacabana, segundo nova visão de Burle Marx. Foto de mosaicosdobrasil.tripod.com


Sempre gosto de olhar o chão por onde piso, com o devido cuidado para não tropeçar ou cair em falso, tão comum em alguém um tanto distraída as vezes.... Verdade seja dita, a beleza está em todo lugar, depende só de um olhar mais atencioso ou despretencioso. Como são belas as pedras portuguesas que desenham diversas calçadas ou passeios públicos do país. A arte desses mestres calceteiros (como são chamados esses trabalhadores) faz desenhos incríveis repetindo os motivos em sequência. É uma verdadeira obra de arte que merece respeito e manutenção. Os mosaicos, de um modo geral, me encantam! Até já me arrisquei uma vez fazendo alguns em madeira, como mesinhas de canto e espelho, imitando desenhos de mandala. Tudo depende da inspiração do momento... como trechos deste texto de Rubem Alves: " Mosaicos são feitos com cacos. Os cacos, em si, nada significam. Não têm beleza alguma. São peças de um quebra-cabeças. É preciso que um artista junte os cacos segundo o seu desejo. As escrituras sagradas são um livro cheio de cacos: poemas, estórias, mitos, pitadas de sabedoria, relatos de acontecimentos. Quem lê junta os cacos segundo manda seu coração...Estou juntando os cacos de que mais gosto para fazer meu mosaico..." É, eu também junto os cacos para meu mosaico, que nunca fica pronto. Mas, para minha alegria, há muitos outros mosaicos por aí, todos diferentes do meu. Ainda bem!

15 comentários:

  1. a calçada portuguesa!

    juntando os nossos cacos

    um abraço

    manuela

    ResponderExcluir
  2. Essa calçada é um legado português. A sua recuperação está a ser feita no Rio por portugueses.

    ResponderExcluir
  3. Esses mosaicos são realmente inspiradores, Bia.
    Gostei demais da forma como você fechou o texto: com a citação de Rubem Alves e fazendo sua própria reflexão.Eu também, vivo sempre juntando cacos para o mosaico da minha vida,rs
    bjo no core

    ResponderExcluir
  4. Bia,
    Lindas fotos da nossa cidade.
    Beijoka
    Claudia

    ResponderExcluir
  5. What gorgeous public demonstrations of art!
    It is so true, the casos are out there, one only need to see and pick them up, then create one's own art.

    Thank you for these beautiful vistas!

    ResponderExcluir
  6. Oi Manuela
    Os mosaicos são, com certeza, da tua terra portuguesa tão linda!
    Beijocas


    Tem razão Dylan, as calçadas estão sendo consertadas por verdadeiros calceteiros portugueses junto com alguns brasileiros que aprenderam o ofício com eles.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Yoyo
    Quem não junta os caquinhos pela vida afora?!
    Com as experiências do caminho vamos aprendendo a montar mosaicos lindo da nossa própria vida!
    Beijos


    Oi Claudia
    O Rio é mesmo lindo, até quando se olha para o chão!!!
    Bjs


    Thank You Merisi!
    Sometimes we have to keep more and more "cacos" to create and reinvent our own life, it's like a beautiful patchwork!
    A big hug!

    ResponderExcluir
  8. Calçada portuguesa... única e com arte em vias de extinção...
    Basalto e calcário.
    Beioca

    :))

    ResponderExcluir
  9. É isso aí Anamar, precisamos manter esta bela tradição viva... Seja aqui ou aí em Portugal!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Bia!
    Que fotos espetaculares você fez e está linda também na foto!
    Eu admiro bastante este piso em pedrinhas e você lembrou bem aquela rua ao lado do Correios lá em Petrópolis, como é linda!
    Você sabia que estava por aqui um português, mestre de obras e principalmente na colocação dessas tais pedrinhas para orientar nossos pedreiros a colocarem as pedras na recuperação de calçadas na orla da zona sul? E ele dizia que muitos fazem de maneira errada, e que podem causar sérios tombos em alguém. Tem toda uma técnica especial portuguesa empregada na feitura das pedras e na colocação. Mas, no final das contas, nossa cópia fica muito bonitinha mesmo.
    um grande abraço carioca

    ResponderExcluir
  11. Oi Beth
    Já vi essas pedrinhas portugueses em vários lugares do Brasil e uma vez quase levei um tombo de verdade, pois algumas delas estavam fora de alinhamento e mais altas que as outras. Acho lindo o trabalho, e tem que ser feito mesmo sob orientação!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  12. Bia, adorei o seu texto! Não conhecia a palavra "calceteiro". Vivendo e aprendendo...
    Sobre Ipanema, certa vez estava lá no posto 9 e resolvi dar umas braçadas. Péssima idéia do mineiro. Quase morri afogado na frente de uns globais. Saí da água arrependido e branco de medo..rs. Um beijo pra você e pro Rubim. Dia 30 de abril voamos de volta para o Brasil.

    ResponderExcluir
  13. Oi Cirilo
    Que bom que já estão voltando para o Brasil....Como um ano passa rápido, não! Aposto como o Timor Leste vai ficar na memória para sempre!!!

    ResponderExcluir
  14. Bia muito legal seu post sobre os Mosaicos...sabe que às vezes tudo é tão corrido que nem paramos para olhar esses "detalhes"!!!

    até mais.

    Erika.

    ResponderExcluir
  15. Copacabana ! El sueno de mucha jentes.
    Yo ... lo ves 2 veces. Viva Brasil !!!

    ResponderExcluir