Translate

sábado, 15 de janeiro de 2011

Um outro olhar sobre Búzios

Depois deste pôr do sol na praia do Canto, o que mais eu posso querer? Talvez um bom restaurante e uma boa noite de sono!
Eu mereço!!!
Vista em frente ao Solar do Peixe Vivo, onde o ex-presidente Juscelino Kubistchek costumava passar alguns dias de sua vida
O que me diz de um pequeno 'pit stop' na Orla Bardot? Ao longe um navio se vai para dar lugar a algum outro que chega logo em seguida. A fila anda meu amor!
É a praia do Canto que recebe os turistas que vêm do mar e desembarcam no pequeno píer. Logo ali eles encontram as inúmeras loginhas da Rua das Pedras e todos aqueles restaurantes deliciosos!
Na praia da Armação é possível observar hotéis luxuosos à direita, spas e pousadas de charme. Pena que o "precinho" não é nada convidativo...
O pequeno castelo de areia está ali firme e forte todos os verões. Mas se vem a chuva, no dia seguinte ele aparece em outro lugar, ainda mais belo!
De qualquer ponto da Orla Bardot há pequenos decks para descansar o olhar no horizonte azul...
Está escrito: aqui já foi "quase" um Himalaia há alguns tantos milhões de anos atrás
Os últimos raios de sol na praia da Armação deixam prateado o mar!


Sempre que vou a Búzios, aquela visão azul de céu e mar me encanta! O lugar tem todo o seu charme, mas não é mais a mesma coisa... "Congestionamento" de navios de cruzeiro no mar e de gente em terra. Temo pela sobrevivência de todo aquele frágil ecossistema. Quando Brigite Bardot andou por aqui, por volta de 1964, a pequena vila de pescadores mal era conhecida e a calmaria reinava absoluta. Não que eu não goste de movimento, gente bonita, noite agitada. Também não sou fã de Brigite Bardot, embora admire seu trabalho pelos animais, repudio seu radicalismo direitista! Búzios continua linda e ainda é a cidade mais charmosa da Região dos Lagos. Alguns dizem que a origem do nome veio de um molusco muito comum ali, chamado de "atapu" pelos índios, e batizado de "Búzios" pelos portugueses, que aqui aportaram entre 1501 e 1504, na praia das Caravelas. Diziam que a concha do molusco vazia, usada pelos índios como apito para avisar da presença de inimigos, tinha o som de uma buzina, daí o nome. Segundo pesquisadores, há 520 milhões de anos, a região de Búzios era uma enorme cadeia de montanhas, como o Himalaia ao norte da Índia. Ainda hoje podem ser vistos na cidade resquícios desta história geológica: na Ponta da Lagoinha, as rochas indicam a semelhança com o Himalaia, e na Ponta do Marisco em Geribá há indícios da abertura do Oceano Atlântico e do fim definitivo do "Himalaia brasileiro". Curiosidades a parte, o caminho que se abriu para o mar, deixou para trás um rastro de mais de 20 praias maravilhosas em terras buzianas!

14 comentários:

  1. Bia,
    Adorei as fotos, o texto,enfim, o post todo!
    Aproveite bem este lindo lugar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Buzios é linda, mas assim como outras partes do nosso Brasil vem sendo invadida pela quantidade massiva de turistas, tb temo pelos nossos paraisos. Espero que alguem tome uma providencia antes q seja tarde demais...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. vir aqui

    é ter um castelo de areia
    no vai e vem das marés

    é viajar
    sem sair deste meu lugar

    e guardar um búzio, perto do coração

    um beijo, Bia!

    manuela

    ResponderExcluir
  4. Oi Beatriz
    Belíssima postagem, as fotos estão um show. Você escreve muito bem, seu texto está uma beleza.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Bia, adoro Búzios também! Mas, essa profusão de navios que atraca na cidade no verão é desesperadora. No período em que eles não chegam, o astral é outro.
    Obrigada pela visita de hoje ao blog.
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
  6. Búzios é mesmo um lugar espetacular. Passamos lá dias inesquecíveis. No reveillon de 2009, ficamos longe da praia e juramos não repetir a dose em 2010. Resultado: em dezembro fomos parar num lugar bem mais caótico e com metade do encanto do Búzios.
    Abração pra você e pro Rubim.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana
    Obrigada pela visita. Búzios estará sempre no meu caminho....mas agora acho que vou dar um tempinho por lá, he he! Ah, adorei a decoração da mesa de jantar lá no blog!
    Bjs


    Olá Brenda,
    Também me preocupo com a má utilização de nossos espaços. Mas quero acreditar que não deixarão isso acontecer em Búzios!
    beijocas


    Manuela
    Passear pelas tuas estórias de pássaros e mar também me fazem flutuar... Obrigada por pousar por aqui de vez em quando...
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Valeu pela visita Valentim!


    Obrigada Maria Célia. Faz tempo que estou te devendo uma visita...prometo não demorar mais!
    Beijinho


    Oi Claudia
    Também prefiro Búzios na baixa temporada. Esta profusão de navios me assusta um pouco e me deixa desconfortável. Sou mais sossego e menos quantidade!
    Beijos


    Cirilo
    Imagino que aí na Indonésia as coisas sejam um tanto quanto complicadas....e a traquilidade passa longe até do pensamento! Quem sabe o próximo reveillon vocês não passam numa praia bem brasileira?!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Buzios agora sabia mesmo bem para fugir aqui do frio de Boston :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Que saudades Beatriz...
    Fui uma só vez e foi há muitos anos...
    Hei-de voltar...
    Bela reportagem
    Obrigada pela sua visita
    Bjssssssss
    Ana

    ResponderExcluir
  11. .

    .

    . é sempre um prazer en.tardecer por aqui . na luminosidade dos sete sóis e das sete luas logo que anoiteça .

    .

    . e a.manhã,,, quando alvorecer, ainda será belo este momento . de talento por ser de alento .

    .

    . um bom fim.de.semana .

    .

    . um beijo meu .

    .

    .

    ResponderExcluir
  12. Olá Vagamundos
    Acredito no Frrrrrrrrrrrrrrrrio que vocês devem estar sentindo por aí. Aliás, só de ver na tv já me dá arrepios...
    Quem sabe vocês não se animam de vir passar uns dias aqui em praias brasileiras???
    Beijinhos


    Obrigada pela visita sempre tão simpática Alexandre!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Está na hora de voltar Ana!
    Embora cada vez mais cheia, Búzios está sempre linda!
    Beijos


    Olá Paulo!
    Entardecer e depois amanhecer é sempre bom em um paraíso assim....caminhar nessas areias com o sol despontando e depois molhar os pés no mar....melhor despertar não há!
    Beijos e uma ótima semana em terras lusitanas!

    ResponderExcluir